Plataforma MES

O termo MES – Manufacturing Execution Systems, ou Sistema de Execução da Manufatura, foi criado na década de 90 por Bruce Richardson da Advanced Manufacturing Research (AMR) sendo este voltado principalmente ao setor industrial. Tem como principal característica, realizar a monitoração e controlar todas as etapas envolvidas nos processos em tempo real, desta forma, possibilita confrontar o planejado x executado, auxiliando na tomada de decisão.
Os sistemas MES surgiram da necessidade de construir um nível intermediário entre o ERP e o chão de fábrica, possibilitando desta forma, a implementação da integração de dados e informações mais amplas e confiáveis, com isso, os sistemas MES se tornaram a ferramenta estratégica central para programar os requisitos das fábricas do futuro.

O que significa: Gemba, é uma palavra de origem japonesa que significa “local real” ou local onde você trabalha para criar valor. Para identificar o desperdício e eliminá-lo, existe apenas uma solução: ir para os locais onde há ação, ou seja, no Gemba.

 

Benefícios

  • Informações em tempo real;
  • Aumento dos indicadores de eficiência;
  • Diminuição dos tempos de produção e processos;
  • Aumento de receitas sem aumentar os custos;
  • Melhor eficiência nos controles das operações e processos;
  • Apoio à tomada de decisão;
  • Foco na qualidade e melhoria continua;
  • Redução dos custos opecionais;
  • Possibilidade de ampliação modular.

"Gemba" - Uma plataforma de soluções

Para atender as necessidades do mercado nacional e internacional a AGPR5 desenvolveu soluções que englobam os mais variados segmentos dentre eles podemos destacar os setores de nutrição animal, fertilizantes, armazenagem, óleo e extração vegetal, energia, entre outros:

  1. Gemba Mill, destinado ao controle e gerenciamento de todas as etapas dos processos nos segmentos de nutrição animal, rações e premix;
  2. Gemba Oil, destinado ao controle e gerenciamento de plantas de óleo de soja e especiais;
  3. Gemba Milk, destinado a integração dos processos de recebimento, armazenagem, expedição de laticínios;
  4. Gemba Farm, destinado ao gerenciamento de aviários de aves com automações mais básicas dos equipamentos, passa pela monitoração, operação e completo controle de produção;
  5. Gemba Storage, destinado ao gerenciamento de armazéns e terminais portuários;
  6. Gemba Batch, destinado ao monitoramentoe controle dos processos de bateladas, foi o primeiro sistema Batch Brasileiro desenvolvido em conformidade com as normas internacionais do setor;
  7. Gemba Poultry, destinado ao gerenciamento e controle do fomento agrícola;
  8. Gemba Energy Management, destinado ao controle de gestão de energia, que visa suprir a falta de informações das empresas referentes a gastos quantitativos de energia.